top of page
Buscar
  • Foto do escritorProfessor Marcelo Bruggemann

Politicamente correto, a DITADURA dos SENSÍVEIS


A ascensão do que tem sido chamado de "ditadura do politicamente correto" é mais do que uma simples tendência; é uma erosão preocupante da liberdade de expressão na sociedade contemporânea. O conceito do politicamente correto, originalmente destinado a fomentar inclusão e respeito, foi pervertido em um mecanismo de censura e coerção ideológica. Sob o pretexto de evitar ofensas, o debate franco e a diversidade de ideias são sufocados, marginalizando qualquer voz que se atreva a desafiar a narrativa dominante.


Essa forma de tirania linguística não apenas restringe a liberdade de expressão, mas também empobrece o tecido social ao promover uma conformidade forçada. A diversidade de pensamento, crucial para o progresso social e intelectual, é sufocada pela imposição de um discurso homogeneizado e estéril.


É profundamente irônico que aqueles que supostamente clamam por tolerância e inclusão se tornem os propagadores da intolerância, silenciando qualquer perspectiva que não se alinhe com sua visão estreita do mundo. O resultado é uma sociedade onde o medo de ofender é valorizado mais do que o livre intercâmbio de ideias, e onde a conformidade é mais valorizada do que a criatividade e a originalidade.


O que deveria ser uma busca por inclusão e respeito agora se tornou uma espécie de ditadura do discurso, onde vozes divergentes são silenciadas e opiniões discordantes são reprimidas. As minorias, que uma vez lutaram por seus direitos e visibilidade, parecem agora estar ditando as regras do jogo, muitas vezes respondendo de maneira agressiva a qualquer desacordo.


O desafio é encontrar um equilíbrio delicado entre sensibilidade e liberdade de expressão. O verdadeiro respeito pelas diferenças não pode ser alcançado através da imposição de regras draconianas que sufocam o discurso aberto e o debate saudável.


Uma sociedade verdadeiramente inclusiva é aquela que valoriza a diversidade de opiniões e promove um ambiente onde o diálogo construtivo é incentivado, mesmo que isso signifique enfrentar ideias desconfortáveis. É nesse contexto que a verdadeira democracia floresce, garantindo que a liberdade de expressão seja protegida e que todas as vozes tenham espaço para serem ouvidas e respeitadas.


Assine meu Instagram👇👀



Se inscreva no meu canal👇👀



Acompanhe👇👀




Nosso parceiro👇👀




 

343 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page